Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gorillaz

 
É uma das minhas bandas favoritas, independente de ser virtual ou não. O Gorillaz é um projeto desenvolvido por Damon Albarn, líder do Blur e Jamie Hewlett, criador dos quadrinhos Tank Girl (quadrinho britânico que tem como personagem principal uma garota que mora e dirige um tanque de guerra). É formada por quatro integrantes: 2D, Murdoc, Niccals, Noodle e Russel. É formado pela colaboração de vários músicos. Seu estilo é rock alternativo, britpop e eletrônica.
Sua discografia é composta pelos álbuns de estúdio Gorillaz (2001), Demon Days (2005) e o Plastic Beach (2010); As coletâncias são: G-Sides (2002), Laika: Come Home (2002), D-Slides (2007) e Greatest Hits (2010).
Eu tenho uma predileção pela Noodle, a única integrante mulher do grupo. Ela chegou pelo correio para o Gorillaz e é uma super soldado treinada como guitarrista,  perita em línguas e armas. (Brinque com a menina, vá!). Há também a Cyborg Moodle que foi criada pelo líder da banda, Murdoc, como um substituto para a guitarrista original da banda, Noodle, cujo paradeiro era alegadamente desconhecido.  Ela foi criada através do uso de prótese cibernética, assim como algumas amostras de DNA de Noodle que foram resgatados dos destroços do moinho de vento da ilha do vôo que foi destruído no "El Mañana". Ela serve como um guitarrista e um "guarda-costas de manejar a arma" para Murdoc. Além de seu conhecimento interno de instrumentos musicais e teoria, Cyborg Noodle também tem um vasto conhecimento de armas e técnicas de combate, bem como as competências básicas, bem como Noodle. Ao contrário de natureza reservada e calma da Noodle original, Cyborg Noodle foi programada por Murdoc para fazer as mais arriscadas tarefas sem hesitação por quaisquer meios necessários, fazendo-a em alguns aspectos uma mercenária robótica. Será que a verdadeira Noodle tá viva? No clipe On Melancholy Hill a verdadeira Noodle é vista bem mais amadurecida e usando uma máscara. Ela sobreviveu, mas acabou sendo marcada no inferno e por isso há demônios atrás dela. . 2D tem umas olheiras profundas e um ar melancólico. Tenho a impressão, às vezes, que ele parece um emo, mas logo passa isso. Murdoc é BRUTO! Brutalidade alí chegou e parou. É aquele típico integrante de banda mala, metido a malvado e que provavelmente acha que vocal cultural é o que há de melhor no rock (detesto vocal cultural, mas adoro a marra do MURDOC). Ele tem uma predileção por bater carros e é cheio de vícios decorrentes de sua infância cheia de abusos. Ele curte muito Black Sabbath (tem como não amar?) e foi ele que reuniu a banda com o jeito bem peculiar de sua personalidade. Já o Russel, o Russel? o Russel é o baterista grandalhão do Gorillaz que tinha um demônio em seu corpo exorcizado quando criança. Pra ocupar o seu lugar, seu melhor amigo morto em um acidente um tanto bizarro e seus amigos resolveram habitar o seu corpo. Russel é a pura instabilidade.
Enfim.
Pra mim, ela é uma das melhores coisas que aconteceu no século XX e que ainda (não há nada além de rumores) persiste na sua vibe musical. Singles como Clint Eastwood, 19-2000, Feel Good Inc., El Mañana e Stylo  (aquela da polêmica do plágio - Pra quem não sabe, o Eddy Grant acusou o Gorillaz de ter plageado vários acordes e sequencias da música Time Warp.) são sucessos que vivem tocando na minha playlist.
Eu curto e vocês?
Então,
now playlist - Gorillaz.
NOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê que você achou...